Fidelizar clientes é cada vez mais importante na estratégia de qualquer negócio. A forma como as marcas retêm os consumidores no pós venda de um produto ou serviço influência diretamente nos resultados obtidos, principalmente no longo prazo.
Proporcionar experiências únicas por meio de estratégias de mercado, planejamento e tecnologia fará com que os clientes continuem comprando de você.
Para te ajudar nessa missão, preparamos um artigo com os principais pontos para fidelizar os seus clientes, com estratégias práticas para garantir uma experiências positiva e gerar vendas recorrentes.
1. Conheça e escute seus clientes
Colete as informações fornecidas pelo seu cliente, faça pesquisas, registre, faça testes. E lembre-se de compartilhar essas informações com o seu time.
2. Monitore o que o cliente fala sobre a sua marca
Para fidelizar o cliente, antecipe-se às suas necessidades. Para isso acontecer, é fundamental que você o monitore nas redes sociais, no seu site como as páginas mais acessadas, e-mail, WhatsApp, páginas de reclamação e qualquer outro canal de relacionamento que sua empresa esteja inserida.
Acompanhar e centralizar essas informações te ajudarão a ter uma ampla visão das reais necessidades, possibilidades de desenvolvimento e melhoria de produtos. Fidelizar o cliente é fazer ele se sentir parte da sua marca também.
3. Ofereça um suporte ágil
Ninguém gosta de esperar por atendimento. Ou chatbots sem personalização, respostas automáticas que não resolvem o problema.
Mantenha um time com boas habilidades pessoais e capacidade de resolução de conflitos. Ajude fornecendo dados, treinamentos de atendimento, incentivos e tecnologias que permitam que as demandas do consumidor sejam atendidas no primeiro contato.
4. Centralize informações para fidelizar seus clientes
Armazene as informações relevantes e compartilhe entre os times, utilize um CRM para te ajudar. Disponibilize as informações de forma simples e fácil de serem consultadas, mantendo históricos e registros atualizados.
Faça seu cliente se sentir acolhido e que não precise ficar repetindo todas as suas informações sempre que entrar em contato.
5. Antecipe as necessidades dele
Tendo em vista a agilidade, não espere que o cliente diga o que você precisa fazer para encantá-lo, se antecipe, sugira.
É importante pensar de forma estratégica:
- mantenha-se atualizado sobre as tendências de mercado do seu cliente;
- faça um trabalho consultivo e recomende novos produtos e serviços disponíveis no mercado;
- converse com os times internos sobre as dúvidas, sugestões e reclamações de outros clientes parecidos;
- mantenha o hábito de fazer perguntas abertas durante as inteirações;
- resolva problemas antes de sugerir novas soluções;
- garanta que todo o time esteja envolvido com o cliente;
6. Utilize programas de relacionamento e fidelidade
Ofereça algo para o seu cliente: desconto por indicar novos clientes para você, programas de pontuação, descontos progressivos na mensalidade ou até, envie pequenos “mimos” e mensagens em datas especiais.
7. Mantenha os canais de comunicação abertos para o cliente
É fundamental que a sua empresa defina e padronize as melhores formas de comunicação com os clientes e assim estabelecer uma identidade no relacionamento e na comunicação, seja ela física ou online e ofereça um atendimento multicanal.
Para isso, é fundamental saber quem é o seu cliente, a forma como ele gosta de ser atendido, a linguagem que ele utiliza e desenvolva estratégias específicas para cada perfil.
Saber falar com o seu consumidor e em canais que sejam os mais utilizados por ele, te ajudam a fidelizar o cliente. Por isso, estabeleça um atendimento omnichannel.
8. Disponibilize atendimento inteligente, humanizado e eficiente
Invista em tecnologia para melhorar o relacionamento com os seus clientes e facilitar o seu trabalho e da sua equipe.
Você precisa ser lembrado como uma marca que está disposta a sempre melhorar o seu atendimento e satisfazer da melhor forma as necessidades do seu cliente.
Um cliente bem-sucedido tem papel fundamental na promoção da sua marca. Faça com que ele se sinta parte disso e desenvolvam grandes cases de sucesso juntos!