O que é?

É uma ferramenta que pode ser utilizada na gestão do negócio, demandando do empreendedor uma análise profunda do comportamento e das interações de seus consumidores com seus produtos, seus serviços e sua marca.

Para quais negócios é recomendado?

É indicado para todos os tipos de negócios, independentemente do porte, que tenham interesse em criar experiências superiores aos seus clientes.

Qual é a sua utilidade?

Serve para que os empreendedores desenvolvam melhores experiências de consumo para seus bens e serviços. A sua utilidade está na ampliação do conhecimento sobre o consumidor, oferecendo sugestões de transformação das informações coletadas em negócios mais rentáveis.

Quem participa desse processo?

Além do empreendedor, pessoas de diferentes perfis, faixas etárias, formações, experiências e vivências devem compor o time que participará do design thinking, uma vez que, quanto mais heterogêneo, mais insights e maiores chances de resultados positivos.

Essa ferramenta pode ser aplicada por meio de quatro etapas:

  1. INDICAÇÃO: Em um briefing, deve ser apresentado o objetivo do projeto, de modo que permita aos envolvidos criarem e inovarem. Também é relevante definir critérios de avaliação, bem como esclarecer o processo de design thinking para os seus participantes.
  2. INSPIRAÇÃO: Para a geração de insights que levem à concepção de soluções assertivas, é preciso entrar em contato direto com os consumidores por meio da escuta, observação e vivência de sua rotina, por exemplo. Isso permitirá compreender as suas experiências de consumo, os seus gostos e os seus desconfortos.
  3. IDEAÇÃO: A partir dos insights obtidos na fase anterior, são geradas ideias que solucionem um problema. Em seguida, é construído um protótipo que materialize a(s) melhor(es) ideia(s). Posteriormente, o público-alvo do projeto participa da validação da experiência idealizada.
  4. IMPLEMENTAÇÃO: Embora alguns autores indiquem que o design thinking se encerra com a prototipagem e/ou testes, ressaltamos a necessidade de planejar o projeto de implementação (lançamento) da solução criada, após a validação do seu protótipo.

Por meio desses passos, você poderá desenvolver produtos, serviços e modelos de negócios de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.