O Instagram é a rede social perfeita para mostras os doces de uma confeitaria e fazer com que seus seguidores tenham água na boca.
Fazendo uma busca por hashtags como “bolo” ou “Brigadeiro”, você vai encontrar muitas fotos de doces deliciosos com diferentes tamanhos, texturas e cores além de poder ter a localização de onde aquele doce se encontra.
Usar o Instagram é simples, mas apenas com a estratégia certa você vai conseguir impactar e conquistar seguidores.
Continue lendo este Post e descubra 10 dicas de postagens para você melhorar o engajamento das suas publicações.
10 Ideias de Post para Instagram
1. Pesquisas com sua audiência
Faça posts divertidos com perguntas que estimulem uma resposta para aumentar o engajamento com seus seguidores.
A melhor estratégia é fazer perguntas simples, uma por post e espalhadas na semana.
Use uma pergunta que seja relevante para o seu negócio e para sua estratégia. Evite pesquisas longas, elas não funcionam muito bem nesta estratégia.
Um bom exemplo é você postar a foto de um doce e perguntar: “Qual a sua desculpa para comer sozinho? Diz pra gente nos comentários”
Aproveite o engajamento e publique uma foto da melhor resposta.
2. Post marque um amigo
O post tipo “marque um amigo” gera muitos comentários e comentários são ótimos para o algoritmo do Instagram porque mostra a sua capacidade de fazer com que as pessoas participem das suas postagens.
Além de gerar comentários, a marcação é uma brincadeira entre amigos e isso ajuda a aumentar a quantidade dos seus seguidores
3. Faça perguntas
As pessoas adoram responder perguntas, elas sentem necessidade de expressar a sua opinião e de serem ouvidas.
Aproveite essa necessidade e faça um post que traga uma pergunta na legenda, questionando os seus seguidores sobre algo curioso.
Você também pode colocar a pergunta na própria imagem. Neste caso, seja criativo e crie uma imagem bonita.
4. Incentive Chek-ins
Incentive seus clientes a “fazer check-in” no perfil do Instagram quando visitarem a sua confeitaria. Este tipo de post ajuda a fidelizar o seu cliente pois eles se sentem valorizados e , além disso, os seguidores deles conhecem o seu local.
Ao fazer um post informando o local, as pessoas tomam conhecimento do seu estabelecimento e dos seus produtos, conhecendo o seu trabalho e qualidade dos seus doces. Este tipo de post ajuda a fidelizar o seu cliente
Uma boa estratégia é fechar uma parceria com um Influencer, porque o check-in desta pessoas impacta muita gente e é capaz de viralizar.
5. Ensine um passo a passo
Crie um post com instruções objetivas e claras, fazendo com que fique fácil a reprodução da receita.
Uma boa dica é fazer um post no Instagram da sua confeitaria ensinando os passos da montagem de um doce no estilo carrossel, uma sequência de imagens, ou fazer um vídeo simples e rápido.
Ensinar pessoas faz com que você se torne autoridade naquele assunto, e isso ajuda nas suas vendas.
6. Curiosidades sobre o seu negócio
Publique curiosidades sobre o seu seguimento para os seus seguidores. Mas tenha cuidado para que, realmente, seja interessante.
Uma boa dica é postar no estilo “Você sabia?”, assim aumenta a curiosidade das pessoas.
Crie um dia padrão para o post “Você sabia”. Isso fará com que sua audiência fique curiosa para ver as próximas postagens.
7. Mostre os bastidores
Já pensou em postar uma foto do produto saindo do forno?
Uma visão dos bastidores não é dada a qualquer um, e as pessoas adoram ter acesso exclusivo o que faz com que seu engajamento aumente porque as elas se sentem especiais.
8. Antes e depois
O público ama se inspirar com o crescimento dos outros. Poste fotos ou vídeos do antes e depois para que você possa motivar seus seguidores.
Mostrar o seu primeiro bolo com o que você faz agora pode mostrar que todos podemos evoluir com dedicação, tempo e conhecimento.
Os seus seguidores podem ficar animados com a sua evolução e compartilhar o seu sucesso.
Também mostra a sua gratidão pelas pessoas que acreditaram no seu sonho.
9. Post interativo
A rolagem no feed de notícias é rápida, os post prendem poucos segundos da atenção das pessoas. Mas quando elas encontram algo diferente, a sua atenção é conquistada.
Os post no tipo “Complete a frase” geram a necessidade nas pessoas de expressarem suas ideias. Você também pode criar posts do tipo “Clique duas vezes para colocar a cobertura no doce”.
Existem muitos posts que você pode criar com esta estratégia e eles aumentam muito o engajamento do Instagram da Confeitaria.
10. Grave vídeos
Muitos estudos mostram que o consumo de vídeo vem aumentando absurdamente nos últimos anos.
Os vídeo funcionam bem porque mostram movimento e possuem audio. Despertando mais sentidos nas pessoas do que uma foto.
Você pode criar vídeos mostrando a cremosidade dos seus produtos, tente usar o efeito slow motion para ver como fica incrível.
Uma boa estratégia é usar este tipo de conteúdo no Story do Instagram, passando dicas, mostrando a sua rotina, coisas que estão acontecendo neste momento, já que os stories ficam disponíveis apenas 24 horas.
No seu feed de notícias você pode mostrar detalhes de um produto, mostrando a qualidade e quão saborosos eles são.
Conclusão
Se você quer que sua confeitaria cresça, dedique tempo e esforço na criação da sua estratégia de conteúdo.
Siga estes passos para te ajudar no desenvolvimento da sua estratégia e personalize com a identidade do seu negócio.
Escolha os dias que você vai postar, organização do feed, cores que serão usadas, as hashtags que tem mais impacto no seu segmento.
O Instagram é uma rede social que cresce e muda constantemente, sempre busque conhecimento e evolua suas estratégias.
Usando as estratégias certas você vai alcançar bons resultados e aumentar o seu engajamento.